iva N-ÓóÓóÓó-S
Hoje, oito de dezembro, dia da padroeira de BH, a BH em Ciclo completa seis primaveras!
Acreditamos, desde antes da fundação da Associação, que, sim, a bicicleta poderia ter mais e mais espaço na cidade. Continuamos com essa certeza e com muito mais brilho – e sangue (!!!) – nos olhos, desejo e tesão de fazer com que nossa cidade se torne cada vez mais amiga de quem pedala
É preciso lembrar que diversos foram nossos tropeços, como um bebê aprendendo a caminhar. Como um ciclista iniciando suas pedaladas (sem ajuda do Bike Anjo BH :).
Nessas pedaladas que já duram 2191 dias, atraímos a atenção de milhares de cidadãos e cidadãs da capital mineira, movimentos, associações, mídia, empresas e do poder público.
Trabalhamos junto com um monte de gente INCRÍVEL, tendo a certeza que o trabalho em rede nos leva mais longe.
Em mais um ano, crescemos. Hoje somos quase 400 associadas e associados. Produzimos (tudo é copyleft aqui, BB!) materiais que subsidiaram não somente a gestão pública municipal, mas também outras associações e movimentos de Belo Horizonte e do Brasil. Aprendemos com essas mesmas pessoas, movimentos e instituições e com outras. Amadurecemos. Nos posicionamos quando achamos que deveríamos, em nome do que acreditamos e não abrimos mão.
Saímos para conhecer mais de Belo Horizonte, descobrimos coisas, processos e pessoas lindas. Compartilhamos um pouco do que sabemos a vários cantos da cidade e também da Região Metropolitana!
Expandimos nossas agendas, formas e espaços de atuação. Deu certo.
Fizemos uma série de Ruas Abertas, em locais espalhados pela cidade, para mostrar que é possível viver em BH com menos carros, sim.
Nos formamos, ou cicloformamos, em processos horizontais e colaborativos, olhando no olho de quem dá vida à associação: todo mundo aqui!
Criamos mais um Grupo de Trabalho: o GT Mulheres. Sim, a BH em Ciclo é uma associação que se importa, cada vez mais, com as discussões de gênero. E temos orgulho de estarmos aprendendo, juntas e juntos, sobre como sermos um organização e pessoas melhores no que diz respeito à equidade de gênero. Temos muito caminho pela frente, mas os passos estão sendo dados.
Realizamos uma série de pesquisas, escrevemos artigos, participamos de eventos dos mais diversos possíveis, demos entrevistas. Pesquisamos muito, na real. Delícia também. :)
Vimos muito mais ciclistas nas ruas de BH, de todas as idades. E, com as pesquisas que fizemos, podemos dizer que, em apenas um ano, o número de ciclistas aumentou 16%! E sabemos que, em maior ou menor grau, nosso esforço valeu. Tem valido.
Desenvolvemos um programa de rádio, na Rádio UFMG Educativa (valeuuu!), e já estamos com quase 30 programas (https://soundcloud.com/equipe-bh-em-ciclo/sets/pedal-no-ar)!
Festejamos…Ah como festejamos. Especialidade da casa, inclusive. Sem muita razão, nos unimos e celebramos o fato de estarmos juntas e juntos por mais um dia, uma semana, um mês, um ano! Ou seis!
Vencemos! Não bastasse esse ano incrível nas ruas da cidade, nos espaços institucionais, no centro, nas periferias, em diversas cidades do Brasil participando de um mooooonte de trem massa, também recebemos um prêmio sensacional: o Prêmio Lúcio Costa. Em sua quarta edição, a BH em Ciclo foi a organização premiada na área de “mobilidade urbana”. Vamos a Brasília dia 11 de dezembro para receber o prêmio e trazê-lo para BH, que comemorará seus 121 anos no dia 12. :)
Hoje, passado mais esse ano, um processo, uma experiência, uma viagem, uma vida, olhamos para trás e vemos que, sim, tínhamos razão de acreditar na bicicleta!
Enfim, a BH em Ciclo se orgulha (e muito!) desses seis anos. E temos compreensão de que muitos ainda precisarão para que Belo Horizonte seja (re-des)construída para acolher com segurança, conforto e carinho quem pedala e quer pedalar na cidade.
Sigamos na luta, pelo tempo que for preciso.
Ah…Como poderíamos esquecer…Especialidade da casa: a festa oficial de aniversário será no dia 19 de janeiro de 2019. Reserve a data.
No entanto, porém, todavia, seria desrespeito – e bobinho – deixarmos de celebrar, mesmo que seja um cadinho só, esses mais de 2.191 dias vividos dessa jovem organização.
Sendo assim, vamos fazer uma baguncinha, uma festa na rua, neste domingo, a partir de 9h da matina, na Praça do Ciclista, ali em frente ao Colégio Arnaldo, no bairro Funcionários. Ficaremos lá até umas 18h.
Só VEM!!!!!!!
#BHPedala