A BH em Ciclo enviou, na semana passada, uma carta a todos os vereadores belo-horizontinos para explicar o que é o PlanBici – Plano de Mobilidade por Bicicletas, e principalmente para pedir a colaboração dos parlamentares na construção desse plano.
Leia na íntegra a carta enviada:
Senhoras vereadoras,
Em meados de maio deste ano, em reunião com o Prefeito, apresentamos diversas demandas ligadas à bicicleta como parte da mobilidade urbana de Belo Horizonte. A resposta do Prefeito foi “em 60 dias, me entreguem um Plano, com custo e prazo, para a bicicleta na cidade.”
Nós, da BH em Ciclo, em conjunto com a BHTRANS, Sudecap, Secretaria de Planejamento Urbano, Secretaria de Meio Ambiente, Serttel, representantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte e diversas pessoas que se interessam pela bicicleta nos reunimos durante dois meses. Este trabalho em conjunto resultou no Plano de Mobilidade por Bicicletas – o PlanBici!
Boa parte do Plano dialoga com o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, com as demandas da campanha Bicicleta nas Eleições e #D1Passo, com o Programa de Governo do – então – candidato Kalil e, também, com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Apresentamos o Plano ao Prefeito em julho, que firmou compromisso de que o que está no Plano será executado. O Plano foi estruturado em seis eixos: Infraestrutura e circulação; Integração modal e bicicletas compartilhadas; Comunicação, educação e mobilização; Governança, transparência e produção de dados; Legislação; e Financiamento.
Dando continuidade ao trabalho de implantação do PlanBici, foi criado um cronograma com o objetivo de lançar o conteúdo final na Semana da Mobilidade, que ocorrerá de 16 a 24 de setembro.
Para que possamos ampliar a participação na construção deste documento, abrimos uma consulta pública! Agora, é hora de mais e mais pessoas contribuírem para o Plano ser plural e incluir diretrizes, objetivos ações, metas e indicadores que ainda não estão em seu conteúdo. Ou seja, sua leitura e crítica ao Plano é fundamental!
A consulta pública está disponível no site da BHTrans e no site da BH em Ciclo.
Nós, da BH em Ciclo, estamos à disposição para colaborar no que tange a mobilidade urbana e assuntos correlatos.
Atenciosamente,
BH em Ciclo – Associação dos C