A ideia da Cicloformação é gerar conhecimento e experiência de pessoas diversas, da sociedade civil, Prefeitura de BH e também da academia, que promovem ou querem promover a bicicleta, para a inclusão da mesma nas políticas públicas urbanas e sua implementação na capital mineira.
DETALHES
* A inscrição é GRATUITA!
* Há limite de 30 vagas!
* Para participar, é preciso saber pedalar, uma vez que haverá uma visita técnica em ciclovias.
* O local do evento será enviado às pessoas que tiverem suas inscrições confirmadas! Adiantamos que são locais na área central de Belo Horizonte.
* Custos com alimentação ao longo da Cicloformação (exceto da festa) serão cobertos pela BH em Ciclo.
PÚBLICO ALVO
Serão até 30 PARTICIPANTES, sendo estes pessoas da sociedade civil, academia e também integrantes da Prefeitura de Belo Horizonte.
CONTEÚDO BÁSICO DA OFICINA
1) Por que promover a bicicleta: traremos argumentos com relação a custos ambientais e socioeconômicos das cidades e como a bicicleta pode contribuir com estas diferentes agendas.
2) O que compõe uma política da bicicleta e como ela se integra a outras políticas urbanas: abordaremos e trabalharemos nos componentes de uma política da bicicleta e discutiremos como estratégia de promoção da bicicleta a sua integração com outras políticas urbanas, como as políticas de saúde, de esporte e lazer, ambientais e de mudanças climáticas ou até mesmo econômicas.
3) Visita técnica – faremos uma visita em alguns locais da cidade para que mais gente possa debater problemas e soluções da infraestrutura da cidade.
4) Experimentação de soluções para problemas locais ligados à mobilidade por bicicleta realizaremos um laboratório prático com visita técnica na cidade onde a oficina será realizada para experimentar as ferramentas propostas e caminhos possíveis para trabalhar o tema em sua cidade.
*Outros conteúdos podem entrar ou serem mais detalhados conforme as expectativas e desafios do público.
PROGRAMAÇÃO
08:30 – 09:00 Recepção + Café da manhã
09:00 – 09:30 Abertura
09:30 – 10:15 Fatos, dados e argumento do porquê promover a bicicleta
10:15 -11:15 O que compõe a política da bicicleta + Apresentação do PlanBici
11:15 – 11:30 LANCHE
11:30 – 13:00 Pedalada técnica
13:00 – 14:00 ALMOÇO
14:00 – 14:30 Discussão sobre a Visita Técnica
14:30 – 16:00 Dinâmica Plano de Ação para Belo Horizonte
16:00 – 16:30 LANCHE
16:30 – 17:30 Encontro de Associados – Fala de associados relatando suas experiências + debate
17:30h – 22h: Celebração!