O jornal O Tempo de hoje, 18 de junho de 2013, afirma que a BHTrans só terá campanhas de estímulo ao uso das bicicletas em 2020, quando, teoricamente, o projeto Pedala BH deverá estar pronto.
A construção de ciclovias, ainda que essas fossem planejadas com participação dos ciclistas, o que não é o caso de Belo Horizonte, não é a única maneira de se estimular o uso da bicicleta nas cidades. Para além da construção de vias exclusivas para ciclistas, deve-se garantir a segurança do compartilhamento dessas vias, com medidas de educação e acalmamento de tráfego.
Outros fatores importantes são: assegurar utilidade, integração e atratividade às ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, que devem ser articuladas entre si e aos terminais de transportes públicos.
Além disso, o uso da bicicleta em cidades se dará quando as ações governamentais devem contemplar a implantação de bicicletários, previsão orçamentária (recursos financeiros), gestão, manutenção do sistema e o desestímulo ao uso do transporte automotor individual.
Nesse sentido, a BH em Ciclo afirma que em Belo Horizonte, por ora, não existe um Plano Cicloviário pronto, mas firma compromisso em ajudar a BHTrans, órgão que gerencia o trânsito, a construir tal plano.
Jornal O Tempo – 18 de junho de 2013
Na contramão do que foi dito pelo Jornal O Tempo, o Diário Oficial do Município (DOM), a prefeitura afirmou, por diversas vezes, que o Pedala BH teria campanhas educativas, ou seja, campanhas que podem, por exemplo, incentivar as pessoas a pedalarem.
Links para o DOM:
http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1044001
http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1023049
http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1070628