Como resultado da reunião da BH em Ciclo com o Prefeito Kalil, aconteceu no último dia 19 de maio, na sede da BHTrans, a primeira reunião da associação com a BHTrans e demais órgãos interessados e/ou responsáveis pela pela execução de uma política pública que realmente incentive o uso da bicicleta como um modo de transporte. Na reunião com o Prefeito, no último dia 08 de maio, foi solicitado por ele ao presidente da BHTrans Célio Bouzada, que formulasse um plano de ações, onde estivessem estabelecidos os prazos para cumprimento das propostas do PlanMob. Kalil deu um prazo de 60 dias para que fosse apresentado o projeto finalizado.
Diante da solicitação, foi acordado pelos entre os presentes um cronograma de reuniões (descritas no final do texto) dentro deste prazo, para que o plano de ações tivesse a participação da sociedade civil e demais atores presentes, organizados através do GT Pedala. Nesta primeira estavam presentes membros da BH em Ciclo, o vereador Doorgal acompanhado de dois assessores, equipe e o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, Túlio Vanni da Sudecap, e representantes da Secretaria de Planejamento Urbano juntamente com sua secretária adjunta Izabel Dias. Uma pluralidade de atores que trouxe para a reunião uma amplitude de visões e questionamentos que enriqueceram o debate de maneira considerável. A reunião começou com o Célio Bouzada (presidente da BHTrans) fazendo uma breve contextualização do atual cenário da bicicleta na cidade inclusive mostrando as semelhanças entre o PlanMob e as demandas apresentadas na campanha #D1PASSO.
Foi deliberado que as quatro reuniões previstas no cronograma acontecerão nas instâncias do GT Pelada como extraordinárias e abertas, tendo em vista que o GT já se consolidou como uma instância importantíssima de participação popular, na discussão e elaboração de políticas públicas para a bicicleta na cidade. Em cada uma delas será discutida uma parcela do plano, de modo que ao final, possa estar contemplado todo o projeto. Cada reunião será conduzida por uma apresentação feita pela própria BHTrans.
Foi levantado pela BH em Ciclo na reunião com o Kalil, a dificuldade de diálogo entre a BHTrans e Sudecap, tendo como reflexo a distância entre as propostas planejadas e as implantações das obras na cidade. Nesta reunião foi estabelecido o compromisso, por parte da Sudecap, em conversar com a BHTrans todas as vezes que for fazer um recapeamento ou reforma em uma via. Caso tenha já uma ciclovia, a determinação da prefeitura é de que ela seja mantida depois da reforma, e caso esteja prevista no projeto cicloviário da cidade e ainda não tenha, que seja executada juntamente com a obra de recapeamento.
A BH em Ciclo ressaltou a importância das campanhas educativas e a redução das velocidades na cidade, tão necessárias quanto à implantação de infraestrutura, tendo em vista que a falta de segurança viária é o principal desmotivador das pedaladas na cidade. Colocação esta que foi muito apoiada pela secretária adjunta de planejamento urbano, Izabel Dias, que também se comprometeu em cobrar do poder público que sejam executadas estas melhorias, tanto de infraestrutura quanto formativas, de forma a contemplar também, a necessidade dos pedestres.
CONFIRME A SUA PRESENÇA NA PRIMEIRA REUNIÃO NO EVENTO: http://a.bhemciclo.org/1°reuniao
E COLOQUE NA AGENDA!
Dias 01/06, 07/06, 14/06 e 21/06 as 18:00, na Fundação Municipal de Cultura – Rua da Bahia, 888, 2º andar – Centro – Reuniões confirmadas para elaborar este planejamento.