No último sábado, 11 de março, houve uma tentativa de 40 ciclistas belo-horizontinos de participarem do evento que acontece em todo mundo, o World Naked Bike Ride (WNBR), também conhecido como Pedalada Pelada. Desde 2004 no calendário dos ciclistas urbanos, o objetivo do WNBR é chamar a atenção de motoristas para a fragilidade da bicicleta no trânsito e conscientizar as autoridades sobre a importância do pedal para a mobilidade nas cidades.

A Pedalada Pelada aconteceu, de acordo com estimativas, em cerca de 50 cidades ao redor do planeta, mas em Belo Horizonte foi impedida pela Polícia Militar, sob ameaça de detenção de quem ficasse nu. A manifestação foi cancelada, mas após assembleia com os ciclistas presentes, será remarcada em outra data, ainda não divulgada.

A BH em Ciclo é favorável e apoia ações que promovam a educação no trânsito. Sobre as duas rodas da bicicleta existe uma vida, frágil como qualquer outra, que merece o respeito dos outros meios de transporte. A BH em Ciclo acredita que o respeito e a educação no trânsito é a chave para o compartilhamento das vias de forma harmônica e o principal caminho para a construção de cidades mais humanas.

Portanto, vemos como muito positiva e legítima a discussão que a Pedalada Pelada levanta perante a sociedade. Acreditamos que ela defende uma causa justa, e que são necessárias mais manifestações semelhantes. Neste sentido, nós não compreendemos e não aprovamos a atitude das autoridades de impossibilitar o evento, que traria uma discussão benéfica para a mobilidade urbana e para a harmonia no trânsito. Receamos que ações como esta, também inibam outros tipos de manifestações, tão necessárias para a democracia no país.