No próximo dia 15 fevereiro inicia-se o funcionamento do sistema de BRT (MOVE) em Belo Horizonte. Todavia, o regulamento do BRT é omisso e falho no que tange à integração modal entre bicicleta e o sistema. Com objetivo de melhorar as possibilidades de usar bicicleta no novo sistema, a BH em Ciclo enviou um ofício ao Presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, pedindo algumas alterações e inclusões no que tange à integração bicicleta e BRT.
Abaixo o resumo das solicitações e a resposta do Presidente da BHTrans. Leia o ofício completo clicando aqui.
A BH em Ciclo solicitou:
-Alteração do horário para integração para, no mínimo, ser compatível com o do metrô: segunda a sexta-feira, após as 20h30min; sábados após as 14h; e domingos e feriados livre. Sempre respeitando a capacidade de carga dos ônibus do sistema.
– Autorização para o fluxo livre de usuários com bicicletas dobráveis no BRT (MOVE), desde que dobradas, em qualquer horário. As bicicletas dobráveis são autorizadas em sistemas de ônibus e metrô em outras cidades como São Paulo e Bogotá. Em Belo Horizonte não se registra óbices para o embarque com bicicletas dobráveis no sistema de metrô e nos ônibus do sistema convencional.
– Explicitação no regulamento do usuário sobre a capacidade dos ônibus para carregar bicicletas, e como é o procedimento de entrada, acomodação e saída dos ônibus.
E também pediu:
– Após 3 meses de operação dos sistema, disponibilizar dados sobre os níveis de uso (média de quantidade de passageiros por ônibus) do sistema BRT em horários de vale em dias úteis (08:30 – 11:00; 14:00 -16:30h).
– Disponibilizar mensalmente dados sobre ciclistas transportados no sistema BRT (quantidade, ranking de embarques e desembarques por estação).
– Disponibilizar informações sobre a implantação e operação de bicicletários nas Estações de Integração/Transferência.
Resposta do Presidente da BHTrans, por e-mail, aos seus diretores: