Ainda não conseguimos a liberação para poder pedalar no Parque Municipal, mesmo após a implantação da ciclovia mirim (para crianças exclusivamente). A alegação da prefeitura é que não é seguro que pessoas pedalando se misturarem com quem está a pé, ali naquele espaço. No entanto, é cena comum ver os guardas municipais utilizando toda a área do parque, inclusive a ciclovia mirim, com suas motos com mais de 100kg. Qual o critério para dizer que uma moto é segura e uma bicicleta não?

Foto tirada no último sábado (5/9), ao meio dia.

Foto tirada no último sábado (5/9), ao meio dia.

As experiências recentes no Parque Ecológico da Pampulha com sua abertura para bicicletas conviverem com pessoas a pé mostrou que a segregação, na verdade, está na cabeça das pessoas. A partir do momento em que se preza pela coexistência, ciclistas e pedestres são harmônicos e respeitosos entre si.

Nesse mês de setembro, mais um passo será dado: o Zoológico, após anos e anos, liberará a entrada de ciclistas PEDALANDO suas bicicletas em sua parte interna, ainda que por poucos dias. Devagar, nós, ciclistas, estamos reconquistando espaços que fomos privados de acessar.

Nossa luta para pedalar no Parque Municipal continuará! Assine a petição!

Entenda o histórico desse processo clicando aqui.