Bairro Suzana, regional Pampulha.
Essa é a Nardel. Nas fotos, ela estava indo para o posto de saúde, antes de ir trabalhar.
Nardel tem 45 anos. Vendeu o carro há oito e resolveu fazer tudo de bicicleta na região da Pampulha e também para acessar o centro da cidade.
Como Nardel, milhares de pessoas se deslocam de bicicleta por BH diariamente, dando mais vida às ruas, contribuindo para melhoria da mobilidade, da qualidade do ar que respiramos, com a redução das emissões de gases de efeito estufa – tão na moda ultimamente nas falas de pessoas da Prefeitura, ainda bem.
Pedalar é, invariavelmente, uma forma de exercitar o corpo, como o caminhar. Ou seja, quem anda de bicicleta cotidianamente também contribui com a própria saúde e, por consequência, com a saúde pública.
Curiosidadezinha: na Holanda, país que está no TOP 3 no uso cotidiano da bicicleta, boa parte dos investimentos feitos em obras, programas e ações para a bici vêm de recursos da saúde. Lá, as cidades já tiveram suas ruas tomadas por carros. Na década de 60 iniciou-se o investimento na mobilidade por bicicleta e nunca mais se parou. A bicicleta não é somente remédio. Ela é, antes e sobretudo, prevenção, nesse caso.
Bom…voltando a BH, a BH em Ciclo agradece MUUUUUITO às várias Nardel, João, Amanda, Marcos e Marias e a todo mundo que pedala.
Seja qual for a razão pela qual você optou – ou pela falta de opção – pela bici, você JÁ contribui para BH ser um lugar melhor para todas e todos nós vivermos.
Sim, sabemos que você sente dificuldades para se locomover de bicicleta por aí.
Nós também.
Sabemos que por vezes você pensa “corrigir isso aqui é tão simples” ou “ligar a ciclovia até ali me ajudaria tanto…”.
Nós também.
Sabemos que a Prefeitura não tem, nem de longe, o estímulo à mobilidade ativa como prioridade, contrariando uma série de marcos internacionais, nacionais e municipais.
Sabemos também que nos últimos três anos nada, em termos de recursos financeiros, do que previsto para a bicicleta foi efetivamente investido.
Sabemos que isso tudo pode mudar.
O Prefeito também sabe. Como? Mágica? Milagre? Não.
Executando o Plano de Ação para Mobilidade Urbana por bicicleta de Belo Horizonte, a.k.a. (carinhosamente chamado de) #PlanBici.
Fazem 359 (!!!) que o Prefeito Alexandre Kalil aprovou o PlanBici. Quase nada foi feito.
Continua(re)mos na luta. Pela Nardel, pela Maria, pelo João, por você que nos Lê, por nós, por BH.