A BH em Ciclo esteve presente na 2ª Reunião Prepatarória para “Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes”
Aqui você encontra a sistematização da reunião e aqui a memória dela.
Segue o relato feito, ao vivo, pela própria BH em Ciclo.
Deputado Paulo Lamac, Presidente da Comissão de Assuntos Municipais, se apresenta e pede que as instituições presentes que se apresentem.
Deputados, Detran, Metrô de BH, BH em Ciclo, movimento dos deficientes físicos, acadêmicos, sindicatos, movimentos estudantis, DNIT, secretarias estaduais, BHTrans, PM e cidadãos interessados estão presentes.
Foi entregue a todos os presentes uma sistematização inicial de objetivos e para temas. Ambas saíram da 1ª reunião.
Katia Ferraz falou da importância do Ministério Público nessa discussão, por conta da criação, em parceria com a SEDRU, da cartilha do “Plano Diretor Participativo – Instrumento de cidadania”.
Pedro, da SEDRU, ressaltou a importância dessa cartilha e que algumas propostas das SEDRU não foram contempladas na sistematização.
Nelson, engenheiro de trânsito, comentou a importância de se rever o Código de Trânsito Brasileiro e as demais legislações concernentes ao trânsito no Brasil.
Sávio, assessor do deputado Celinho Sinttrocel, afirmou que tem-se de levar em consideração a vida dos profissionais dos transportes coletivos da região metropolitana de BH.
Frederico, do Núcleo Jurídico da PUC, alertou que os planos são de suma importância, mas que ha a necessidade de se aplicar esse planos e, para tal, necessita-se de dinheiro e isso é tem de estar na execução orçamentária.
Milton Nogueira, do Movimento Nossa BH, afirmou que as sistematizações não contemplam o tema “Construindo Cidades Inteligentes”. Milton afirmou que cidades inteligentes são criadas através de tecnologias de informação que, com seu uso urbano, levará à democracia.
Além, Milton disse que todos os itens da pauta são mantenedores do status quo e que não mudarão muito as condições de Belo Horizonte e região metropolitana.
Cobrou-se a presença das grandes mídias de BH na reunião.
Adão afrmou sobre a importância do metrô na região metropolitana de BH.
Belchior afirmou que é necessário mudar a matriz de transporte do país, que , segundo ele, é rodoviária atualmente.
Frederico afirmou a importância do planejamento e da integraçáo entre os diversos planos que têm de ser feitos pelas cidades brasileiras. Plano Diretor, Plano de Mobilidade, Plano de Resíduos Sólidos e outros.
Chiquinho Maciel, da organização dos usuários dos transportes coletivos, afirmou que estão confiantes nos trabalho da comissão, mas que há três anos atrás já houve uma discussão semelhante. Para ele, o transporte coletivo tem que ser prioritário sobre o particular e que eles lutam, no limite, para que exista tarifa zero no transporte coletivo.
Guilherme, da BH em Ciclo, citou a importância, legitimidade e efetividade da tarifa zero em cidades mundo afora. Além, ele citou a marginalização dos ciclistas na ALMG, por falta de um bicicletário no local. Guilherme disse indagou sobre quem terá coragem de rever os contratos das empresas de ônibus com a prefeitura de Belo Horizonte. Por fim, fazendo coro à fala do Frederico, ele citou a importância de se discutir o orçamento municipal e/ou estadual para colocar em prática todas as ações discutidas na reunião.
Paulo Lamac fez a leitura da sistematização inicial do temário e, nesse momento, serão dados encaminhamentos.
José Wilson, da ALMG, indagou sobre a possibilidade de se tirar como encaminhamento a criação de um paraciclo para a própria ALMG.
Pedro, da SEDRU, disse que a SEDRU compreende os planos diretores são instrumentos de planejamento e que necessita-se de capital para colocá-los em prática.
Guilherme convidou a todos para participarem da organização da semana do Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro).
Paulo Lamac convidou os presentes a participarem do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana http://goo.gl/4bTrh
O representante do SICEPOT também convidou os presentes para o seminário e disse que a discussão horizontal entre poder público e sociedade é sempre importante.
Paulo Lamac retomou a palavra e disse que o e-mail para enviar propostas e contribuições é gpi@almg.gov.br .
Paulo afirmou que, mesmo havendo uma proposta para que as reuniões fossem quinzenais, o curto prazo implica que as reuniões sejam às sextas-feiras.
Ficou acordado que a próxima reunião será na sexta-feira (15/03/2013), às 10h.
Paulo Lamac encerrou a reunião e convidou os presentes para a reunião do dia 15/03.