Hoje, 25 de novembro, é lembrado o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, em homenagem às irmãs Mirabal, mortas pela ditadura dominicana da década de 1960. A data também dá início dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero que termina no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
Embora a data seja lembrada em algumas cidades da América Latina, não costuma ser celebrada em BH. Mas como as ideias conservadoras têm avançado no Brasil, e sabemos que esse cenário reflete diretamente na violência de gênero resolvemos fazer um pedal para dizer que diante das opressões,
NÓS DIZEMOS NÃO!
O pedal de hoje, iniciado no Centro de Referência de Violência Contra a Mulher e aberto também a homens, teve o intuito de desnaturalizar e as agressões físicas, psicológicas e simbólicas que sofremos diariamente dentro de casa, nas escolas, universidades, no mercado de trabalho e no espaço público.
Foi lindo, foi simbólico, e que saibam: diante das opressões, NÃO NOS CALAREMOS!
A pedalada pelo fim da violência contra a mulher foi organizado pelos coletivos Bicimanas, BH em Ciclo, Bike Anjo, AJUP-UFMG, Grupo Alcatéia sem Pressa e Casa Tina Martins.
Fotos: Bruno Senna/@brunosennaimagens