Consulta pública sobre o PlanBiciBH

No contexto de contribuir para superar desafios os enormes para a mobilidade urbana de Belo Horizonte é que nasce o PlanBici, o Plano de Mobilidade Urbana por Bicicleta de Belo Horizonte. Elaborado para atender a uma demanda do Prefeito Alexandre Kalil durante reunião com a BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, realizada em 08/05/2017, o Plano apresenta ações (e seus respectivos responsáveis, prazos e custos) a serem executadas durante este mandato, para possibilitar e encorajar o aumento do número de ciclistas na cidade.

Até agora, as seguintes etapas foram cumpridas:

  1. elaboração da base do plano em termos de forma e conteúdo (minuta)
  2. apresentação do Plano para o Prefeito
  3. aprovação do Plano pelo Prefeito

Em qual etapa estamos? Na de consulta pública! “Como assim?“, você deve estar se perguntando. Simples. Agora, é hora de mais e mais pessoas contribuírem para o Plano ser plural e incluir diretrizes, objetivos ações, metas e indicadores que ainda não estão em seu conteúdo. Ou seja, sua leitura e crítica ao Plano é fundamental!

Para contribuir com o Plano, por favor, FAÇA COMENTÁRIO NESTE DOCUMENTOComo fazê-los? Com o cursor do mouse, clique no local no qual você quer inserir o comentário. Em seguida, aperte Control + ALT + M ou clique com o botão direito e selecione COMENTÁRIOS ou clique no alto da tela em COMENTÁRIOS.

Após esse processo, (1) fecharemos a consulta pública, (2) sistematizaremos as contribuições, (3) estabeleceremos o valor exato para implantação do PlanBici, tudo isso em conjunto com a BHTrans. Em seguida, a ideia é (4) lançar oficialmente o Plano, por meio da publicação de um Decreto que o instituirá.

Até quando posso contribuir? A consulta, que inicialmente estava aberta até o dia 04, estará disponível até o dia 10 de setembro.

Todas as ações presentes no documento estão alinhadas e em acordo com o Plano de Mobilidade de BH, a Política Nacional de Mobilidade, o Programa de Governo do, então, candidato Alexandre Kalil, e as propostas aprovadas pela sociedade belo-horizontina durante a IV Conferência de Política Urbana.