Chegou ao fim no último dia 30, a campanha Calçada #Cilada que começou no dia 3 de abril. Idealizada pelo Instituto Corrida Amiga, a campanha em BH teve apoio da associação BH em Ciclo e do projeto Desvelocidades. Durante todo o mês de abril, através do aplicativo Colab, disponível a toda a população, foi possível coletar imagens que denunciavam irregularidades e inaptidões nas calçadas de várias capitais por todo o Brasil.

A motivação central da campanha foi engajar a população em favor de cidades mais caminháveis e acessíveis a todas e todos, nas suas necessidades mais específicas. Por meio de um processo simples as pessoas tiveram a oportunidade de tornar pública a condição em que se encontravam as calçadas por onde transitavam.

Mais especificamente, esta ação teve como objetivo:

1) Mobilizar pessoas e cidades em todo o Brasil, chamando a atenção para a importância de se ter uma cidade caminhável. Levando em conta os impactos na saúde, segurança, e mobilidade de quem usa as calçadas.

2) Obter um levantamento de dados sobre as condições das calçadas;

3) Exigir do poder público e privado que se cumpra a adequação destas áreas para que se tornem acessíveis, em cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146/2015;  

4) Realização de eventos de mobilização em todas as regiões do Brasil.

A primeira ação para fiscalizar a condições das calçadas da cidade foi a Caminhada BH – Zona Leste. A ação partiu da estação Santa Tereza e passou por diversas ruas da região leste, com o olhar atento à inacessibilidade das calçadas. Somado a isso, o caráter coletivo da ação fez com que o debate fosse inerente. O evento foi bastante construtivo, principalmente em despertar a atenção das e dos participantes para a real acessibilidade presente em seu cotidiano. 

Link do evento: https://www.facebook.com/events/592336034274914/

Histórico da Campanha:

A campanha Calçada #Cilada teve seu início lá em 2014, na cidade de São Paulo, com 33 imagens de pessoas fazendo careta numa cilada em calçadas e postando nas redes sociais.

Em 2015, a convite de um app, passaram a reportar as más condições dos pavimentos utilizando o aplicativo e a plataforma online. Nesta ocasião, foram mapeadas cerca de 300 ocorrências em 41 municípios de 16 estados da federação.

Em 2016 já eram mais de duas mil ocorrências em cerca de 80 municípios de 17 Estados contando com o apoio e participação de cerca de 40 organizações parceiras ajudando na divulgação da Campanha e mais de 300 matérias na imprensa divulgando a Calçada Cilada.

2017 foi o primeiro ano que BH participou da campanha.

Mais informações:

Corrida Amiga – promovendo o transporte a pé

Facebook

Instagram

E-mail: contato@corridaamiga.org / site: corridaamiga.org