Jamerson, cidadão belo-horizontino, foi estudar na Hungria e está participando do Desvela Hungria, projeto que tem por objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em Budapeste, capital do país.

Com uma sensibilidade peculiar, Jamerson filmou e editou esse lindo vídeo do Bike Anjo BH. Fizemos uma rápida entrevista com ele para contar um pouco sobre esse novo projeto, suas experiências de usar a bicicleta como modo de transporte e sua ida para o velho continente.

“Pedalar sempre foi o meu hobby predileto. Quando criança, ainda me lembro das primeiras pedaladas e voltas no quarteirão com os amigos do bairro. Pedalar não se resume ao simples fato de girar o pedal e tirar a bike do lugar. Bicicleta é liberdade, é independência, é não ter hora para voltar, é mais amor (e menos motor, rs). A bicicleta tem uma grande importância na minha vida.

Foi através dela que conheci os meus atuais e melhores amigos (grande abraço a todos, que saudade!).Em 2014, me mudei para Budapeste, maior cidade e capital da Hungria, para continuar a minha graduação em Engenharia Mecânica, através do programa Ciência sem Fronteiras. Antes mesmo de iniciar essa jornada, eu já havia iniciado a minha busca por uma bicicileta em Budapeste.

E foi assim que comprei a minha nova companheira, uma fixed gear fabricada na própria Hungria (feliz coincidência).Foi com essa paixão que eu tenho pela magrela que eu tive a sorte de ser convidado pelo Thomaz Yuji (outro bolsista do mesmo programa) para fazer parte do “Desvela Hungria”, um projeto inicialmente sem muita pretensão e objetivos claros. Tudo começou com uma cicloviagem sem muito planejamento para uma cidadezinha nas redondezas de Budapeste. E desde então, não paramos mais. Já cruzamos até a fronteira com a Eslováquia.

Atualmente, o Desvela Hungria está com a proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Estamos organizando passeios noturnos semanais para encorajar os inexperientes sobre as duas rodas. Em breve lançaremos alguns mini workshops sobre regras de circulação e segurança, além de algumas dicas de manutenção.

O interessante é atrair cada vez mais adeptos e amantes das bicicletas. O objetivo maior é conscientizar as pessoas sobre a importância dos modos alternativos para mobilidade urbana. Acreditamos que muitos desses novos ciclistas voltarão para o Brasil com uma nova concepção sobre o uso da bicicleta não mais somente como prática esportiva ou de lazer, mas, sobretudo, considerando também como meio de transporte.”

Jamerson Cunha, 22, bolsista de graduação sanduíche na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste.

Conheça mais sobre o projeto:
Página no Facebook: www.facebook.com/desvelahungria
Vinheta de abertura: http://youtu.be/Nf10-Ez3H3g
1° Cicloviagem: http://youtu.be/xZiEuVZiEQg
2° Cicloviagem: http://youtu.be/ikhdSiobQsE

Lembrando: ciclistas de Budapeste fizeram isso e colocaram cerca de 100.000 bicicletas nas ruas da cidade.

IMG_7829758840488