Continuando as matérias sobre os problemas das ciclovias e ciclofaixas em obras em Belo Horizonte, a BH em Ciclo falará do caso da ciclovia da Pampulha.

A ciclovia da Pampulha tem, desde maio 2013 (implantação de 7km novos de ciclovia), suscitado discussões e polêmicas. Veja o histórico dessas discussões através da busca pela TAG Pampulha neste site.

Jpeg

Atualmente, a prefeitura está realizando obras para alargamento de alguns trechos da ciclovia sobre o passeio, na promessa de atingir pelo menos 2m de largura em toda extensão do trecho, e fazendo outros reajustes para que a ciclovia garanta a segurança dos cidadãos que trafegarem por ela. O mesmo deverá ser feito nos trechos de calçada compartilhada com pedestres e nos 7km implantados sobre o asfalto, em que em alguns pontos não há respeito a algumas normas técnicas de implantação.

Jpeg

Sobre o alargamento dos trechos no passeio, não há nenhuma sinalização da obra, tampouco a reserva de espaço na rua para que se tenha uma ciclofaixa temporária, ou, ainda, sinalização de compartilhamento de via com pedestres (indicando a sua preferência sobre o ciclista) na calçada. Essas ações precisam ser tomadas com intuito de garantir a segurança de quem utiliza o trecho cicloviário em questão.

JpegVeja nesta matéria do MGTV, que demonstra casos semelhantes em outras obras da cidade.

Desde o início das obras da ciclovia da orla, há inúmeras discussões, audiências públicas e matérias em jornais falando sobre o modelo adotado de estrutura cicloviária adotado pela BHTrans. Entenda a razão da BH em Ciclo defender, neste trecho, a implantação de uma ciclovia segregada, sentido duplo, em toda a orla da Lagoa da Pampulha. 

 Como registrar reclamações na Prefeitura?

No sistema SACWeb da Prefeitura há várias áreas e assuntos para se fazer solicitações e reclamações. Mas não há nenhum item que trate das estruturas cicloviárias, por exemplo Manutenção de Ciclovias. Sugerimos utilizar o item Operação de Trânsito para Realização de Obras em Via Pública, até que se tenha um formulário mais próximo.

Ainda, faça contato com a regional da PBH, com o seu vereador, solicitando providências.

Outra opção é entrar no GT Pedala BH (grupo de e-mail) e enviar uma mensagem aos representantes da prefeitura que fazem parte do grupo.

A BH em Ciclo

A Associação continua seu trabalho de buscar informações, dialogar, articular e pressionar o poder público a adotar boas práticas nas políticas de mobilidade por bicicleta. Conheça nossas áreas de atuação, entre em contato conosco pelo bhemciclo@gmail.com e participe daquela que mais lhe agradar. A Associação precisa de voluntários para que nossas atividades tenham maior abrangência e alcance social. Assim, contribuiremos mais ainda para uma cidade mais amiga da bicicleta.