Hoje foi dia de vistoria da campanha Calçada #Cilada realizada pelo Corrida Amiga em parceria com o Movimento Nossa BH, BH em Ciclo e Coletivo da Juventude. Estivemos no Jardim Felicidade, com objetivo de mapear as calçadas que atendem aos equipamentos públicos urbanos: Escola Municipal Rui da Costa Val; EMEI Curumim; CRAS Felicidade; Escola estadual Carlos Drumond Andrade; Escola Municipal Jardim Felicidade e EMEI Solimões.
Marina Tello e a Helena Coelho foram nesta manhã, realizar vistoria em nome da BH em Ciclo e do GT mulheres da associação, juntamente com o Marcos Aurélio da Associação Coletiva da Juventude, coordenadores da campanha e José Natividad, voluntário da campanha.

Nossa primeira parada foi na Escola Municipal Rui da Costa Val, onde pudemos conversar com os alunos sobre a importância da calçada e convidá-los a nos acompanhar no entorno da escola para realizarmos a vistoria. Eles puderam observar diversas irregularidades como, carros estacionados na calçada, calçadas com buracos, entulhos jogados na calçada, calçadas estreitas demais colocando em risco a integridade do pedestre na calçada em relação aos carros e sinalização impedindo a passagem de pedestres e cadeirantes. Explicamos para eles sobre o aplicativo Colab e a nossa atuação no bairro.
Essa foi a primeira edição da Calçada #Cilada realizada com esse objetivo e com a ação direta nas escolas, mas também foi a primeira ação de rua promovida por integrantes do GT Mulheres e acreditamos que levar o olhar de mulheres e construir uma cidade a partir das crianças é abrir horizontes para cidades mais amigas do pedestre (e do ciclista!).
Você já pensou sobre quais obstáculos tem nas calçadas em que transita? Qual tamanho mínimo uma calçada deve ter? Qual tipo de sinalização precisa para deficientes visuais? Você sabe o que são impedâncias? Vem com a gente que dia 29/04 tem mais Calçada #Cilada na região hospitalar de Belo Horizonte.