Nesse momento, o Estado de Minas Gerais está elaborando o Plano de Mobilidade Ativa da Região Metropolitana de Belo Horizonte e temos uma boa oportunidade de darmos nossa perspectiva sobre esse importante instrumento para criação, correção e melhoria de políticas, programas e ações públicas. 

Um breve resumo do que será o Plano:
Tem como princípios gerais (i) a conexão entre centralidades metropolitanas; (ii) a criação de uma rede cicloviária metropolitana estruturante; (iii) a criação de uma rede cicloviária cicloturística; e (iv) a intermodalidade e integração. A elaboração do Plano durará cerca de seis meses. 

Os produtos do Plano são:
Produto 1 -> Plano de Trabalho

Produto 2 -> Diagnóstico da mobilidade ativa na RMBH

Produto 3 -> Programa de incentivo à mobilidade ativa contendo diretrizes e ações para intermodalidade e a conexão entre centralidades. Esse programa deve ter medidas suaves e infraestrutura indicadores e metas de curto, médio e longo prazo, estratégias e mecanismos de financiamento e a governança do programa

Produto 4 -> Redes Cicloviárias ;Metropolitanas (Rede cicloviária estruurante; Ciclo Cicloturística; e Rede Metropolitana de Polos de Transferência Intermodal)

Produto 5 -> Resumo Executivo

Como você pode ajudar, nesse momento? 
Está aberto o questionário sobre Cicloturismo, que dará insumos ao Plano de Mobilidade Ativa. Você pode responder ele e contribuir para que os técnicos e técnicas do Estado tenham mais informações sobre o cicloturismo na RMBH! O tempo de preenchimento em média é de cinco minutos. O link é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqyXaISgXzIQ-vsk-St15IVG5WMr8t5WY6H9GVjEoF5_HDiw/viewform.


Para saber mais e participar ativamente da construção do Plano, acesse http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/plano-de-mobilidade/ ou pergunte-nos como participar.