Como funciona uma bicicleta? Por que andar de bicicleta? Quais os benefícios de se utilizar a bicicleta no seu dia-a-dia para si próprio, para a cidade e para o mundo?
E se todas essas questões começassem a ser levantadas e discutidas desde o início da infância e da adolescência? E se os alunos tivessem a oportunidade de aprender e vivenciar a cultura da mobilidade ativa desde bem jovens, e pudessem crescer com a consciência para questionar o modelo urbano atual e lutar pelo nosso direito à cidade?
Há três meses, Harley Godinho, monitor de Educação Ambiental da Escola Integrada na Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, nos convidou para dar uma palestra sobre Mobilidade por Bicicleta para os alunos do Ensino Fundamental. Surgiu então a questão: será essa a melhor forma de envolver as crianças e despertar o seu interesse para a bicicleta?
Nossa grande inspiração para começar o projeto de uma outra forma foi Ana Destri, criadora do Projeto Bicicleta na Escola, em Florianópolis – SC, que já realizou diversas atividades ligadas à bicicleta e à mobilidade em 53 escolas municipais da cidade. Ao longo de uma reunião online muito proveitosa, sua principal sugestão de ação inicial foi realizar um “Dia da Bicicleta na Escola”. A idéia é simples: convidar os alunos a trazerem suas bicicletas, patinetes, patins, dentre outros, com o pré-requisito de também emprestá-los para os coleguinhas que não têm. Seria desenvolvida uma atividade bem leve, com uma roda de conversa, volta pelo quarteirão e muita, muita brincadeira!
Em Setembro, já foram realizados dois eventos, para os alunos do 1º ao 3º ano e do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Ainda é um projeto piloto, que tem muito potencial para expandir suas formas de atuação e ser replicado em vários outros espaços educacionais. No momento, estamos empenhados em organizar nosso 3º “Dia da Bicicleta na Escola”, desta vez para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Trata-se de uma parceria entre a BH em Ciclo e o Bike Anjo BH. Além disso, estamos construindo uma ponte com o professor Cláudio Marcio, da Faculdade de Educação da UFMG – FAE, que pretende criar um projeto de extensão que trabalhe a temática da Mobilidade Urbana na capacitação da professores de Educação Física.
Veja que lindas fotos AQUI!
Quer saber mais sobre o projeto? Está interessado em participar? Entre em contato AQUI!