Já uma tradição em Belo Horizonte na Semana da Mobilidade, ontem foi o dia do Desafio Intermodal e, mais uma vez, a bicicleta foi a vencedora, fazendo o trajeto proposto em um tempo mais curto, com custo menor e menos emissão de poluentes. Ao todo, foram utilizados 13 modais e todos os participantes saíram ao mesmo tempo da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, e seguiram até o Minas Shopping, na região Nordeste da capital. O desafio teve uma duração total de 1h26 e o primeiro colocado fez o percurso em 16 minutos e 40 segundos.
O grupo saiu da Praça da Liberdade por volta de 18h20 e os dois primeiros a chegar ao destino foram categorias de bicicleta, sendo o primeiro colocado o ciclista atleta e o segundo o urbano. O terceiro lugar ficou com uma moto e o quarto com um carro. Os trajetos mais demorados foram à pé e uma pessoa com cadeira de rodas, que teve que usar um ônibus e o metrô para chegar ao local.
A ideia é testar as diferentes possibilidades de deslocamento na cidade e, mais do que isso, mostrar que a bicicleta é sempre uma ótima maneira de se locomover. Em breve, lançaremos um relatório mais detalhado analisando todo o desafio.