Os próximos dias 13 e 14 de novembro serão agitados para quem gosta de discutir a mobilidade urbana por bicicletas na capital mineira. Se ligue!

1) LANÇAMENTO DOS RESULTADOS DO IDECICLO

No dia 13 de novembro, quarta-feira, a Câmara Municipal de Belo Horizonte receberá a BH em Ciclo para apresentação dos resultados inéditos da aplicação do #IDECiclo – Índice de Desenvolvimento CIcloviário de Belo Horizonte!

Após mais de 200 km pedalados, em todas as regionais, foram vistoriados todos os aproximadamente 90 km malha cicloviária de Belo Horizonte. Mais de 30 pessoas participaram das vistorias das ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Ao longo de todo esse processo, a BH em Ciclo pode conhecer (beeem!) a estrutrura cicloviária da cidade. Agora, é hora de compartilhar com a sociedade, com quem pedala e quem não pedala, como está a condição da infraestrutura cicloviária da cidade com base em 17 parâmetros que compõem a metodologia do #IDECiclo.

Com a aplicação do #IDECiclo, teve-se conhecimento sobre quais trechos das ciclovias são os melhores, quais são os piores, em cada um dos 17 parâmetros. Tem-se também uma nota total para cada ciclovia e uma para a cidade! E temos algumas outras descobertas que serão reveladas no dia 13! rsrs

Será às 18h30min, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no Plenário JK.

Há estacionamento para bicicletas no local.

Confirme sua presença no evento do Facebook e chama todo mundo: https://www.facebook.com/events/679118142498015/.

2) LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A APLICAÇÃO DO IDECICLO

Após o lançamento dos resultados do #IDECiclo, é hora de lançarmos o documentário sobre a aplicação do Índice em BH!

O documentário, produzido pela BH em Ciclo, mostra como surgiu o o #IDECiclo, como foi a aplicação dele em BH e também conta a história de ciclistas que, diariamente, colocam suas bicicletas pelas ruas, avenidas e ciclovias e ciclofaixas da capital mineira.

O documentário será exibido na Kasa Invisível (av Bias Fortes, nº 1034) às 19h30min. A partir das 18h30min, estaremos por lá para receber todas e todos.

Confirme sua presença no evento do documentário e chama todo mundo: https://www.facebook.com/events/2592293334147299/.

Tem um POSTE AMIGO em frente a Kasa ! Ou seja, sua bicicleta é bem-vinda!

O IDECICLO

O IDECiclo é uma metodologia de análise da estrutura cicloviária das cidades. Ela considera critérios relativos à cobertura da malha, velocidades máximas das vias, segurança e conforto de ciclistas, entre outros.

O resultado do índice pode utilizado para comparar quanti e qualitativamente a situação de uma mesma malha ao longo do tempo e em diferentes cidades.

A metodologia de cálculo inclui parâmetros que permitem avaliar diversas tipologias cicloviárias.

O #IDECICLO EM BH

No dia 6 de outubro de 2018, a BH em Ciclo iniciou os primeiros testes da metodologia na rua. De lá até agora, foram percorridos todos os quilômetros da malha cicloviária da cidade.

A aplicação do índice fornecerá subsídios à formulação de políticas e projetos que estejam em consonância com os objetivos estratégicos do Plano de Mobilidade (PlanMob-BH) da cidade e também com o PlanBici –  Plano de Ação para Mobilidade Urbana por Bicicleta.

Dentre os objetivos do IDECiclo em Belo Horizonte, lista-se: (i) contribuir na produção e divulgação de informações sobre a mobilidade urbana por bicicleta em Belo Horizonte; (ii) dar subsídio para sociedade civil discutir, dialogar e incidir sobre a infraestrutura cicloviária de Belo Horizonte; e (iii) dar insumos à discussão sobre a política da bicicleta na capital mineira;