Na última semana, membros da BH em Ciclo se reuniram com o presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Célio Bouzada, para discutir a implementação do Plano de Mobilidade por Bicicletas (PlanBici). O plano foi um trabalho feito em conjunto entre a sociedade civil e membros de vários órgãos da prefeitura e tem o objetivo de ampliar e melhorar a política de mobilidade por bicicletas da cidade. Ele foi entregue em julho deste ano e, para o segundo semestre já  havia previsão de algumas ações.

Nenhuma das ações previstas até agora teve andamento e, por isso, a necessidade de pressionar a empresa para dar início ao plano. Pelo resultado da reunião, os participantes acreditam que em 2017, nada sairá do papel.

A conversa foi no sentido de repassar as ações planejadas e houve o compromisso de pleitear verbas com o governo federal para projetos previstos no plano. Além disso, o Presidente também cobrou da equipe do GT Pedala BH a deliberação de funções dentro da própria BHTrans para que o plano seja, de fato, executado.

Quanto ao decreto do plano, Bouzada informou que uma equipe do jurídico já fez a avaliação e que ele está apto para o decreto. “Não  há nenhum impedimento legal para que o decreto saia, mas precisamos pensar em como apresentar isso ao prefeito”, afirmou o presidente da BHTrans.

Conheça o plano e saiba mais sobre a iniciativa: http://bhemciclo.org/apos-consulta-publica-planbici-chega-…/

#euqueroPlanBici #BHPedala #mobilidadeurbana