O BH BiciFest 2016 foi realizado em três dias. Abaixo, um relato dia a dia, com fotos.
BH BiciFest – 1º dia
Trazer um panorama das formas como os cidadãos podem influenciar as políticas públicas em favor da bicicleta na capital mineira. Essa foi a tônica do primeiro dia do BH BiciFest 2016, festival sobre a cultura da bicicleta em Belo Horizonte. O evento começou ontem, dia 1º de dezembro, e trouxe uma série de questões e provocações para os participantes. O festival começou com a leitura de um texto que será desenvolvido ao longo dos dias do evento e se transformará em uma carta compromisso.
Em seguida foi a vez da mesa “Desafios na implementação de políticas públicas relacionadas à bicicleta: articulação sociedade civil e Poder Executivo Municipal”. O primeiro participante, Carlos Edward, integrante da BH em Ciclo, falou a importância de fortalecer os espaços que a sociedade tem para dialogar com o governo. Logo foi a vez de Eveline Trevisan, coordenadora do programa Pedala BH, da BHTrans, que trouxe um panorama das políticas públicas feitas para a bicicleta nos últimos 8 anos do governo municipal. Juliana Afonso, que participou da campanha #D1Passo, disse como os coletivos de mobilidade urbana trabalharam para incluir o tema na campanha das candidatas e candidatos à prefeitura de BH. Assim que chegou, o futuro vice-prefeito, Paulo Lamac (PHS), firmou novamente alguns compromissos que foram feitos durante o período eleitoral, como a implantação das 411 ciclovias previstos no Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte.
Depois de discutir sobre o poder executivo, foi a vez da mesa “Desafios na implementação de políticas públicas relacionadas à bicicleta: articulação sociedade civil e Poder Legislativo Municipal”. O vereador Adriano Ventura (PT), falou sobre a sua adesão pessoal à bicicleta e a influência que isso teve na sua participação dentro da Câmara. Os vereadores recém-eleitos, Gabriel Azevedo (PHS) e Cida Falabella (PSOL) falaram sobre a importância de se aproximar da população para decidir políticas públicas. A Débora Vieira, do Movimento Nossa BH, contou sobre a dificuldade dos cidadãos de acessar a Câmara. O debate girou em torno das formas de representação dentro dos espaços institucionais.
Na parte da tarde, o BH BiciFest ofereceu uma série de atividades. A oficina “Mulheres e bicicleta”, ministrada pela Marina Rolim, do Seatpost, tirou as dúvidas das mulheres sobre a mecânica da bicicleta. Quem quis continuar no tema e aprender ainda mais, ficou para a oficina “Conheça sua Bike”, de Fred Fita, também do Seat Post. Na sala ao lado acontecia a mesa “Descobrindo como BH Pedala”, que trouxe uma série de iniciativas de pesquisa e ação que conseguem observar e inserir a bicicleta no contexto da cidade.
O primeiro dia também foi de pedalada. Lucas Mourão, da Jaca Verde PANC, guiou os participantes pela cidade, que passaram a identificar PANCs, Plantas Alimentícias Não Convencionais, nas ruas, calçadas e praças. No campus UNA, Marcelo Cintra e Guilherme Tampieri apresentavam a Oficina por Desvelocidades, onde os participantes pensaram em formas de perder tempo na cidade e desfrutar do ambiente urbano de outra forma. Entre as propostas, parar tirar fotos, colher frutas das árvores e conversar com as pessoas. As atividades terminaram com um Happy Hour na Benfeitoria.
Se quiser, baixe as fotos do primeiro dia feitas pelo BH Pedal.
BH BiciFest – 2º dia
A bicicleta pode servir a diferentes atores e para diversos usos. Foi isso que o segundo dia do BH BiciFest 2016, festival sobre a cultura da bicicleta em Belo Horizonte, buscou refletir. As mesas da manhã do dia 2 de dezembro e as atividades da tarde conseguiram ampliar a discussão sobre a bicicleta e o cenário dela de forma local e nacional.
A mesa “Bicicleta, inovação e dinamismo econômico” foi a primeira do dia. Julia Nascimento, idealizador do Bicideia – Mercado Virtual, trouxe dados econômicos sobre o crescimento da bicicleta no setor comercial e as possibilidades que ela traz para quem pretende investir na área. Bruno Luiz de Oliveira, da EcoBike Courier, empresa que faz serviços de entrega com bike, e Elisa Nunes, da Hotmart, falaram sobre suas experiências pessoais, que envolvem, respectivamente, transformar a bicicleta no próprio trabalho e incentivar os colegas de trabalho e a empresa a adotarem a bicicleta como meio de transporte. Por fim, foi a vez da Lourdes Aguiar, representante da CDL – Câmara Dos Dirigentes Lojistas, que levantou a polêmica sobre restrição ao uso de carros de acordo com a estrutura econômica da cidade.
A segunda mesa foi sobre “Bicicleta e a diversidade político-cultural”. Para falar sobre o tema a Amanda Corradi, arquiteta e integrante da BH em Ciclo, trouxe informações e imagens sobre os movimentos que unem política e cultura a favor da bicicleta. Guto Borges, historiador e músico, regente de alguns blocos de carnaval, também falou sobre o tema e sobre como Belo Horizonte é uma cidade que constrói seus símbolos, suas tradições e sua identidade a cada dia, e a importância da inserção da bicicleta nesse contexto. A arquiteta e ativista, Claudia Vilela discorreu sobre a transformação da bicicleta em modo de transporte não só em Belo Horizonte mas também em viagens nacionais e internacionais, e problematizou também a questão da maternidade. Louise Ganz, artista e arquiteta, apresentou a troca de experiências agroecológicas, ambientais e culturais por todo o território da capital mineira a partir da bicicleta.
Na parte da tarde, alguns participantes foram para a sala de exibição assistir a uma série de curtas metragens de todo o mundo sobre bicicleta. Na sala ao lado, a mesa sobre as “Pluralidades da Bici” trouxe o Vinícius Mundim, do Atelier Bicicine, a Júlia Nascimento, do Bicideia – Mercado Virtual, o André Schetino, do blog Até onde deu pra ir de bicicleta, e a Nivea Machado, do Tweed Ride. Cada um deles apresenta uma relação diferente com a bicicleta, do trabalho técnico, ao ganha-pão, da escrita ao lazer.
A última mesa do festival foi a “Mulheres e Cidade”, a única que não tinha a bicicleta como item agregador, mas sim a questão das mulheres no contexto urbano. Sonia Dias, especialista em resíduos da Women in Informal Employment Globalizing and Organizing, falou sobre o contexto das catadoras de lixo na cidade. Dandara Elias, do Instituto Todo Black é Power, trouxe a questão da mulher negra e a valorização da estética negra. Júnia Roman, defensora pública na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, usou seu espaço para contar sobre o contexto das moradoras de rua e a situação de vulnerabilidade em que vivem. Elisa Campos, artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, apresentou o trabalho que desenvolve na cidade e busca dar visibilidade às trabalhadoras e trabalhadores informais da cidade. O debate, misturado aos depoimentos pessoais das palestrantes e dos participantes, gerou um debate rico sobre o tema.
Ao fim dos dois dias de atividades, é certo que o compromisso firmado no primeiro dia foi alcançado. “Queremos chamar a atenção de quem ainda não se permitiu, por qualquer que seja a razão, utilizar a bicicleta sobre a importância dela como um instrumento de expressão cultural, meio de transporte, lazer e esporte, incentivando-as a fazer o uso da magrela em seus deslocamentos.”
A última atividade do dia foi o happy hour na Benfeitoria, que já se preparava para receber a Ciclofesta de Rua.
Se quiser, baixe as fotos da parte da manhã do segundo dia feitas pelo BH Pedal.
BH BiciFest – 3º dia
O terceiro dia do festival foi marcado pela abertura da rua Sapucaí para as pessoas. O Pedal Histórico Geográfico pela Zona Leste da cidade, com direito a curso prático de Plantas Comestíveis Não Convencionais, o Bike Polo chamou atenção de quem passava pelo local, assim como o som dos DJs, a tallbike (bicicleta ‘alta’), pelo AlleyCat (corrida de bicicleta pela cidade), pela feirinha de produtos de e para bicicleta na Benfeitoria, o BiciRAMA (um autorama movido a pedaladas) e pela celebração da bicicleta e de um outro modelo possível de mobilidade urbana para a cidade.
Quer ver mais fotos? Acesse o Instagram da BH em Ciclo e também procure pelas #BHBiciFest2016 e #BHBiciFest tanto no Instagram como no Facebook.
Veja as apresentações em PPT feitas no BH BiciFest 2016, CLICANDO AQUI.
Quer saber mais ainda sobre o BH BiciFest 2016? O registro foi feito em vááários outros canais. Veja abaixo!
- BH Cycle Chic (22 de outubro):https://bhcyclechic.wordpress.com/2016/10/22/bicifest-recebe-propostas-de-atividades/
- Lobi (23 de outubro): http://www.lobi.com.br/2016/10/cultura-da-bicicleta-tem-festival-e.html
- O Tempo (28 de outubro): http://www.otempo.com.br/hotsites/tempo-de-bike/prazo-para-inscrever-projetos-no-bicifest-%C3%A9-prorrogado-at%C3%A9-novembro-1.1392072
- BH Pedal (9 de novembro): http://www.bhpedal.com.br/tag/bicifest/
- Sou BH (21 de novembro): http://www.soubh.com.br/noticias/gerais/bh-bicifest/ e http://www.soubh.com.br/eventos//bici-fest/
- Mobilize (21 de novembro): http://www.mobilize.org.br/agenda/745/bh-bicifest-2016.html
- Hoje em Dia (22 de novembro): http://hojeemdia.com.br/horizontes/festival-de-bikes-em-belo-horizonte-debate-a-mobilidade-urbana-da-capital-1.429153
- O Tempo (22 de novembro): http://www.otempo.com.br/hotsites/tempo-de-bike/bh-vai-sediar-bicifest-em-dezembro-1.1402359
- BH Eventos (22 de novembro): http://www.bheventos.com.br/noticia/11-21-2016-belo-horizonte-sera-tomada-pela-bicicleta
- Revista Bicicleta (23 de novembro): http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?belo_horizonte_sera_tomada_pela_bicicleta&id=34235
- Bike é Legal (23 de novembro): http://bikeelegal.com/belo-horizonte-sera-tomada-pela-bicicleta-no-1o-bh-bicifest/
- Brasil Notícias (23 de novembro): http://brnot.com/belohorizonte/2016/11/23/71229-festival-de-bikes-em-belo-horizonte-debate-a-mobilidade-urbana-da.html
- BH Agenda (23 de novembro): http://www.bhagenda.com.br/noticias/noticias-principais/bh-vai-sediar-bicifest-em-dezembro
- De tudo vai rolar (23 de novembro): https://detudovairolar.com/2016/11/29/bh-bicifest-a-cidade-entra-no-clima-do-pedal/
- Jornal Metro (23 de novembro): http://issuu.com/metro_brazil/docs/20161123_br_metrobh/3?e=0 * Também saiu impresso
- Promoview (24 de novembro): https://www.promoview.com.br/regional/minas-gerais/bh-vai-sediar-bicifest-em-dezembro.html
- Belotur (25 de novembro): http://belohorizonte.mg.gov.br/evento/2016/12/bh-bicifest-2016
- Lobi (28 de novembro): http://www.lobi.com.br/2016/11/bicifest-celebra-bicicleta.html
- BH Eventos (28 de novembro): http://www.bheventos.com.br/noticia/11-29-2016-bh-bicifest-2016-divulga-programacao-oficial
- Revista Bicicleta (28 de novembro): http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?bh_bicifest_2016_divulga_programacao_oficial&id=34256
- Review Slow living (29 de novembro): http://reviewslowliving.com.br/2016/11/29/belo-horizonte-celebra-bicicleta-com-bh-bicifest-2016/
- AeC (29 de novembro): http://aec.com.br/Site/Noticia/12644
- Rádio UFMG Educativa (29 de novembro): https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/046059.shtml * Entrevista no link
- Catraca Livre (30 de novembro): https://catracalivre.com.br/bh/agenda/gratis/bici-fest-leva-festa-ao-ar-livre-e-atividades-gratuitas-a-bh/
- BHaZ (30 de novembro): http://bhaz.com.br/2016/11/29/bicifest-estreia-em-bh-com-programacao-gratuita-a-partir-de-quinta-feira/
- Pedal.com (30 de novembro): http://www.pedal.com.br/bh-bicifest-2016-festival-sobre-cultura-da-bicicleta-comeca-amanha_texto11513.html
- Natália Dornellas (30 de novembro): http://www.nataliadornellas.com.br/materia.php?bh-ganha-bh-bici-fest-2016-benfeitoria-seat-post
- Prefeitura de Belo Horizonte (01 de dezembro): http://www.belohorizonte.mg.gov.br/evento/2016/12/bh-bicifest-2016
- BH Pedal (01 de dezembro): http://www.bhpedal.com.br/2016/12/01/bh-bicifest-primeiro-dia/
- Abradibi (01 de dezembro): http://www.abradibi.com.br/fique-de-olho/1-2-e-3-de-dezembro–bh-bicifest-primeiro-festival-da-cultura-da-bicicleta-de-belo-horizonde
- Diário do Comércio (01 de dezembro): http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?id=175727 * Também saiu impresso
- BH Pedal (03 de dezembro): http://www.bhpedal.com.br/2016/12/03/bh-bicifest-segundo-dia/
- TV Horizonte: Vai ao ar dia 8/12 (link estará na internet a partir do dia 12/12)
- Vá de Bike (9 de dezembro): http://vadebike.org/2016/12/bh-bicifest-belo-horizonte/