O PLANO É BOM? SIM! Então manda fazer!
Pois é….Essa foi a fala do Prefeito Kalil ao ter o primeiro contato com o PlanBici!
Há seis semanas, em reunião com o Prefeito, apresentamos diversas demandas ligadas à bicicleta como parte da mobilidade urbana de Belo Horizonte. A resposta do Prefeito foi “em 60 dias, me entreguem um Plano, com custo e prazo, para a bicicleta na cidade.”
Desafio aceito, claro!!!
Nós, da BH em Ciclo, em conjunto com a BHTrans, Sudecap, Secretaria de Planejamento Urbano, Secretaria de Meio Ambiente, Serttel,representantes da Câmara Municipal e diversas pessoas que se interessam pela bicicleta nos reunimos durante as seis semanas que se passaram desde o pedido do Prefeito e, UAU, trabalhamos duro, viu!?
Trabalhamos, acreditando naquilo que estávamos fazendo, em cima do que viraria o Plano. Após mais de 100h de trabalho das pessoas envolvidas, o Plano nasceu!
Boa parte do Plano dialoga com o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, com as demandas da campanha Bicicleta nas Eleições e #D1Passo, com o Programa de Governo do – então – candidato Kalil e, também, com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Hoje, dia 18 de julho, o Plano foi apresentado ao Prefeito. E o Prefeito gostou do que viu! Além de gostar, ele firmou compromisso de que o que está no Plano será executado. O Plano foi estruturado em seis eixos: Infraestrutura e circulação; Integração modal e bicicletas compartilhadas; Comunicação, educação e mobilização; Governança, transparência e produção de dados; Legislação; e Financiamento.
Como disse Kalil, “a bicicleta é o transporte do futuro!”. Kalil está certíssimo e nós acrescentamos: a bicicleta é o transporte do futuro, do presente e do passado! Em todo caso, estaremos aqui para monitorar o cumprimento das ações, ano a ano, no Plano.
Em breve, o Plano será lançado publicamente! Fiquem atentas.
#BHPedala #PlanBici2020