A BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, com intuito de subsidiar o cidadão belo-horizontino para a discussão acerca do edital das bicicletas compartilhadas, reaberto pela prefeitura de Belo Horizonte, e para levar informação a quem se interessar pela temática, produziu esse documento. Esse documento tem por fim demonstrar quais as alterações feitas de um edital para o outro e que surtirão efeito no funcionamento do sistema de aluguel de bicicletas compartilhadas.
O documento completo pode ser acessado clicando aqui.
Resumo das mudanças:
– Retirada das bicicletas híbridas (ou elétricas).
– Os prazos para instalação das estações adicionais apresentadas na proposta técnica foi reduzido de até 210 dias para até 180 dias.
– Possibilidade de a localização definitiva das estações serem alteradas.
– Só será permitido o pagamento para o uso do serviço via cartão de crédito.
– O horário para retirada das bicicletas foi alterado de 6h às 22h para 6h às 23h. O horário de devolução foi expandido de 6h às 24h (meia noite) para o dia inteiro.
– Foi adicionado item que permite que a empresa vencedora da licitação altere esse horário mediante aprovação da prefeitura.
– O valor do aluguel também sofreu alteração. A diária continua com o valor máximo de R$ 3,00. A mensalidade agora passa a ser correspondente a três vezes o preço da diária. A anuidade passou R$ 60,00 para valor correspondente a 20 vezes o preço da diária.
Ponderações:
– A BH em Ciclo pergunta a BHTrans sobre a razão de não ter sido ampliado o número mínimo de bicicletas convencionais para 360, uma vez que as bicicletas híbridas (60 unidades) foram retiradas do segundo edital.
– Com relação ao horário de retirada, a BH em Ciclo gostaria de saber por qual razão não foi expandido o funcionamento para, no mínimo, às 5h15min para coincidir com a abertura do metrô em algumas estações. No que tange ao de devolução, a expansão para 24h por dia foi uma medida positiva adotada no novo edital.
– Diversos cidadãos da cidade utilizam apenas o cartão de débito para fazer suas transações. Com a retirada desse recurso, tais cidadãos ficarão prejudicados no acesso ao serviço. Qual a motivação para essa alteração?