No aniversário de Belo Horizonte, a BH em Ciclo demonstra seu apoio ao Tarifa Zero BH!
Em Belo Horizonte, a mobilidade por bicicleta ainda está em processo construtivo e de aprendizado e, para ganhar mais força, é estratégico que esse modal seja integrado a um sistema de transporte, de fato, público e eficiente. As cidades que optaram pela integração intermodal conseguiram, em médio prazo, mitigar de maneira significativa os efeitos negativos do trânsito motorizado.
Diante desse contexto, a BH em Ciclo apoia o projeto de lei de iniciativa popular que prevê a tarifa zero, construído de maneira participativa e aberta pelo GT de Mobilidade Urbana da Assembleia Popular Horizontal.
Para que as pessoas tenham direito aos serviços oferecidos em suas cidades, faz-se necessário que a mobilidade urbana seja compreendida como um direito social. Na busca por essa conquista, a proposta é mudar a forma de remuneração do transporte público: em vez de cada usuário pagar a passagem no momento do uso, toda a sociedade pagará indiretamente pelo serviço através de impostos. Assim, os mais ricos, que utilizam predominantemente o transporte motorizado individual, também contribuirão. Toda a população, independente da renda, terá garantido o direito de acessar os serviços e espaços da cidade.