Hoje, a 8/12/2015, a BH em Ciclo Ciclo completa seu terceiro ano, desde a Assembleia que fundou, oficialmente, a Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte.

Acreditamos, desde antes da fundação da Associação, que, sim, a bicicleta poderia ser usada como meio de transporte por cada vez mais cidadãos. Ao longo desses três anos, tivemos mais confiança nessa afirmação. Diversos foram os tropeços, mas é certo e notório que, cada dia que passa, ‪#‎BHPedala‬ mais e, nós, ciclistas, mostramos que‪#‎SomosMeiaDúzia‬.

Nessa pedalada que já passou de 1000 dias, atraímos a atenção de milhares de cidadãos belo-horizontinos, movimentos, associações, mídia, empresas e do poder público. Trabalhamos junto com esses mesmos agentes, acreditando no potencial da intersetorialidade e das pessoas de nortearem suas próprias ações. Alcançamos o respeito desses atores. Aprendemos a respeitá-los, mas a jamais calar diante de algo dito que contrarie nosso mais simples desejo: ter mais ciclistas em segurança nas ruas da capital mineira.

Fizemos um, dois, três anos. Queremos fazer mais quantos forem necessários para que Belo Horizonte seja uma cidade que considere todo e qualquer cidadão como esse deve ser considerado: em todas suas peculiaridades, dificuldades e em sua universalidade.

Hoje, passados esses mais de 1000 dias de uma incrível experiência que não sessa de nos fazer aprender, olhamos para trás e vemos que, sim, tínhamos razão de acreditar na bicicleta e, sobretudo, na capacidade do ser humano de compreender que a vida é feita de eternas e contínuas mudanças e adaptações. Hoje, temos o apoio de muito mais gente. Hoje, vemos muito mais ciclistas nas ruas de BH, de todas as idades. Hoje, temos inúmeros outros coletivos que ecoam o mesmo cântico da Associação, ainda que tocado por notas distintas.

Enfim, a BH em Ciclo se orgulha (e muito!) do seu histórico, mas tem ciência que, para além da mobilidade urbana por bicicletas, existe uma cidade a ser reconstruída para que as pessoas, de fato, sejam o centro das políticas públicas.

Obrigado, desde já, a você que nos apoia, que pedala ou que respeita o ciclista. Desde já, deixamos um convite aberto a todo e qualquer cidadão a se tornar um associado e/ou colaborador da BH em Ciclo.

‪#‎PS‬: para entrar bem o ano, amanhã, dia 9/12, a BH em Ciclo dará um curso para 300 motoristas de ônibus da capital mineira sobre a convivência entre motoristas e ciclistas, entre ônibus e bicicletas.

‪#‎EuSouMeiaDúzia‬!

3 anos BH em Ciclo