Dia 25 de novembro é o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, em homenagem às irmãs Mirabal, mortas pela ditadura dominicana da década de 1960. A data também deu início dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero que termina no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
Embora a data seja lembrada em algumas cidades da América Latina, não costumava ser celebrada em BH. Em 2018, realizamos uma Pedalada no dia 25 e, em seguida, durante 16 dias, publicamos textos de mulheres contando suas histórias com a bicicleta, a cidade e diversas formas de violência. Em 2019, realizamos uma nova rodada de publicações com mulheres.
Em 2020, ano marcado pelo crescimento da violência contra as mulheres, nossa publicação será para lembrar que a violência se dá de muitas formas, entre elas por atropelamento seguido de morte. Foi isso que aconteceu com nossa amiga, Marina Harkot, em São Paulo, no fim de semana do dia 8 de novembro. No dia 13/11, diversos coletivos de Belo Horizonte (Terça das Manas, BH em Ciclo, Bike Anjo BH, Giro Rua e bh.fxd.
Marina, PRESENTE!
Aqui, fica o registro, em vídeo, do pedal-manifesto. Ele foi feito por Bárbara Junqueira.
CLIQUE NA FOTO PARA VER O VÍDEO.
