Contagem 2018

Contagem de Ciclistas de 2018 constata crescimento de mais de 16% no número de ciclistas em toda a capital mineira em apenas um ano e aponta urgência no desenvolvimento de campanhas, programas e políticas de promoção desse modo de transporte na capital mineira

Pelo terceiro ano consecutivo, a BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – em parceria com o ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) realizou a Contagem de Ciclistas, um instrumento importante no planejamento das políticas públicas para o fomento do uso da bicicleta como modo de transporte. Com ela, é possível gerar dados para cobrar ações que atendam mais adequadamente as demandas de quem usa a bicicleta como meio de transporte.

As nove contagens, uma por regional, foram realizadas durante o mês de agosto, em dias úteis, entre terça e quinta feira, das 7h às 19h, utilizando-se de planilhas individuais a cada hora de contagem, com a presença de dois contadores por turno de 4hs (na Pampulha, pelo alto fluxo, foram três contadores). Todas elas foram realizadas em dias com o clima médio para essa época do ano: seco e com temperaturas médias variando entre 17ºC e 28ºC.

A contagem trouxe número expressivos, como o aumento no número de mulheres pedalando. Em 2010 elas eram 2,34% do total e esse ano elas totalizam  7,89%, um aumento de 337%.

Os dados abertos da contagem podem ser encontrados NESSE LINK e o relatório analítico NESSE LINK.