Com mais 150 organizações estaremos em Brasília para participar do treinamento do Fundo Socioambiental CASA na próxima semana!

Como assim?

O fundo sócioambiental seleciona projetos a serem apoiados financeiramente e nós da BH em Ciclo fomos selecionados para realizarmos o projeto IDECiclo. Agradecemos à galera da Ameciclo pelo apoio nesse processo!

#IDECiclo?

O IDECiclo é uma metodologia para avaliar a malha cicloviária de uma cidade de forma objetiva e replicável, que permite acompanhar a evolução dos parâmetros de qualidade ao longo de uma gestão para uma comparação temporal e entre cidades.

Mais detalhes, via Fundo Casa:

Entre os dias 30 de julho e 6 de agosto, Brasília será o grande centro de debates e apresentação de ideias que objetivam a transformação das grandes cidades brasileiras, tornando-as centros mais sustentáveis, inclusivos e amigáveis. Trata-se do “Programa CASA Cidades – Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis” criado pelo Fundo Socioambiental CASA. Serão debatidas iniciativas a respeito de temas fundamentais, como mobilidade urbana, fontes alternativas de energia, reciclagem, saneamento básico, economia sustentável, inclusão social e agricultura urbana.

O evento vai reunir representantes de 150 projetos apoiados pelo “CASA Cidades”, além de especialistas em urbanismo, ambientalistas, ativistas e executivos de organizações apoiadoras. Os projetos estão na fase de implantação e serão realizados em dez grandes regiões metropolitanas brasileiras: Brasília-DF, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Vitória-ES, Salvador-BA, Recife-PE, São Luís-MA, Belém-PA e Porto Alegre-RS.

Dentre os projetos, destaque para os que incentivam o cultivo de hortas urbanas em grandes centros, a implantação da energia solar – além de outras fontes limpas e renováveis – nas comunidades de baixa renda  e periferias, implementação de economia participativa e solidária em comunidades, consumo sustentável, reciclagem de lixo eletrônico, discussão de políticas públicas, entre outros. Outro grande objetivo do evento é fomentar o debate e a troca de ideias entre as ONGs responsáveis por cada projeto, e assim proporcionar a criação de uma grande rede, capaz de potencializar os resultados e disseminá-los por todo o país.

O “Programa CASA Cidades” foi concebido pelo Fundo Socioambiental CASA de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS-ONU), conjunto de 17 medidas que devem ser adotadas pelos países signatários até 2030. Entre as medidas estão “tornar as cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis” e “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

“Todos queremos cidades mais amigáveis para seus habitantes. Estes projetos mostram que existem caminhos para isso, e o evento serve para potencializar estes resultados”, diz Cristina Orpheo, diretora executiva do Fundo Socioambiental CASA.

O “Programa CASA Cidades” é fruto da parceria entre o Fundo Socioambiental CASA, o Fundo Socioambiental Caixa e a Oak Foundation.

#bhpedala #euqueroplanbici