Depois de passar por uma consulta pública e da contribuição de mais de cem pessoas, finalizamos o Plano de Mobilidade por Bicicletas de Belo Horizonte (PlanBici). Ele traz um grande avanço para a cidade, e engloba uma série de melhorias, desde a estrutura da rede cicloviária, até educação e mobilização das pessoas sobre a bicicleta e o seu uso na cidade. Agora, precisamos oficializar esse trabalho e iniciar o seu cronograma.

Após dois meses de trabalho conjunto entre a equipe da BH em Ciclo, BHTrans, Sudecap, Secretaria de Planejamento Urbano, Secretaria de Meio Ambiente, Serttel e representantes da Câmara Municipal, o plano foi apresentado em julho ao prefeito Alexandre Kalil. Foi nessa data que houve o comprometimento de executar o plano. Já tendo esse compromisso e terminada a consulta pública, agora precisamos oficializar a sua implementação por meio de um decreto.

Ele foi estruturado em seis eixos: Infraestrutura e circulação; Integração modal e bicicletas compartilhadas; Comunicação, educação e mobilização; Governança, transparência e produção de dados; Legislação; e Financiamento. O valor total para o PlanBici é de R$ 132,2 milhões.

Confira a versão completa do PlanBici